Alguns dirão "mais um blog a falar do Projecto Partilha'te"... Diria que nunca é demais veicular este tipo de projectos principalmente pela necessidade que há de passar informação correcta a todos os que já passaram, estão a passar ou irão passar por dificuldades relacionadas com a aceitação da sua orientação sexual e do preconceito que ainda existe.
Ora na passada Terça-feira, este projecto veio mais uma vez a lume no programa "Prova Oral" com o Fernando Alvim na Antena 3. Pensava eu que seria um assunto tratado com algum grau de seriedade e contenção, mas a leveza com que alguns comentários foram feitos, devo admitir, deixaram-me um bocadinho espicaçada... Talvez o público goste de ver tratadas estas questões da orientação sexual com alguma ligeireza e até percebo que já é tempo de isto deixar de ser novidade... Durante a apresentação (yet again) do projecto, um dos iniciadores do mesmo teve tempo de antena e prestou-se a explicar a razão de existir um projecto de partilha de histórias para que o isolamento que muitos de nós sentem e a falta de apoio seja compreendida e minorada.
Agora o que me fez sair do sério ... foram algumas das intervenções que se seguíram. Palavras como "asco", "nojo", "deviam conter-se", "perdem a vergonha" foram algumas das pérolas empregadas levianamente por quem se sente incomodado até ao âmago perante actos afecto entre indivíduos. Não estamos a falar de alguém que tem para cima de 90 anos e a quem depois de tantos anos de viver numa sociedade em que estes preconceitos são martelados e incutidos desde o berço, é difícil de incorporar que na realidade estamos a falar de manifestações de carinho. É um jovem adulto ... a quem os afectos lhe causam asco! E que se diz incomodado quando os casais homossexuais perdem a vergonha e têm demonstrações de carinho.
Mas que diabo ... perder a vergonha?!? VERGONHA nunca deveria sequer existir!!! Vergonha e Asco sinto EU, ao fazer parte de uma sociedade e comunidade com indivíduos destes!
No comments:
Post a Comment