14.9.09

Conduta policial e objectivos...

Preparavamo-nos para um fim de semana de Surf! Sair de casa cedo, rumar ao sul e aproveitar 3 dias na praia num mini-curso de surf.
Como é hábito, saímos atrasadas ... por isso, lá pus o pé mais a fundo no acelerador para não chegarmos muito fora de horas. A viagem correu sempre bem, fui tomando atenção pelo espelho retrovisor não fosse um carro descaracterizado encostar-se a nós e fotografar-nos.

Ao chegarmos à portagem .... eis que está uma brigada de trânsito a mandar parar, quase todos os carros que por lá passam.

A brigada era composta por 6 agentes, 3 viaturas. Estamos na época de caça à multa (pré natal).

Fui interpelada a apresentar os documentos pessoais e do carro e fui informada que tinha sido apanhada em excesso de velocidade. Ora, isso eu já sabia.. só não sabia era como é que tinha sido apanhada!

Para grande espanto nosso e após o pagamento da coima (ai que até doeu!!) solicitámos ao agente (que foi muito prestável) informação acerca da localização da viatura com radar. A resposta,a meu ver inacreditável, foi a de que o carro se encontrava parado na berma da auto-estrada com o radar colocado.

1. Não é proibida a paragem de viaturas na berma com excepção de um problema que não permita continuar a marcha?
2. Colocar um radar na auto-estrada não é uma flagrante caça à multa?


Bom, depois de nos mostrarmos estupefactas por esta circunstância, interpelámos o guarda dizendo que era incrível fazer-se operações de stop nas auto-estradas onde o risco de acidente é diminuto e que grande parte dos acidentes se dão na sequência da falta de civismo dos condutores, na maioria das vezes em estradas nacionais ou dentro de localidades.

O Sr. agente anuiu e disse: todos sabemos disso, os comandos sabem disso ... mas não se pode dizer nem fazer nada para não ferir susceptibilidades. E assim estavam 6 agentes no final da auto-estrada!

Bom, só me resta arrumar os documentos e seguir boqui-aberta a viagem até ao destino, com a carteira mais leve... e esperar pela estatistica a apresentar pós fim de semana onde "Dezenas de condutores foram apanhados em excesso de velocidade na A2" ajudando os cofres do estado a fazer frente à "crise".

Obrigada Sr. Ministro da Administração Interna. Sinto-me muito mais segura a saber que 6 agentes estavam destacados para a "prevenção e manutenção da segurança na estrada"... NOT!

No comments:

Post a Comment